Marketing e Comunicação para empreendedores

Essa é a segunda parte do nosso post sobre Planejamento para empreendedores. Na primeira, conversamos sobre os principais aspectos do planejamento (se você ainda não leu, leia aqui). Agora, vamos tratar um pouco sobre Comunicação e Marketing.

Diz o ditado “A propaganda é a alma do negócio”, e isso é verdade. Mas precisamos entender propaganda como uma ferramenta de marketing e Marketing se define como Comunicar Valor. Aí está a parte mais importante:  Comunicação!

É fundamental entender que comunicar valor é diferente de vender algo. Uma coisa leva a outra, mas uma empresa precisa antes de tudo ser reconhecida pela sua competência ética e qualidade. Nesse ponto é que aparecem os canais de comunicação que transmitem os valores da empresa para o mercado consumidor.

Entre os principais canais, podemos destacar as redes sociais, newsletter e blogs. Vejamos cada um deles:

Redes Sociais: É tido como o canal mais aberto e acessível, nelas a empresa comunica-se com clientes, não clientes e até com concorrentes. Por isso é importante reforçar a marca e suas principais características para que possa ser vista em meio a tantas outras.

Blog: Esse é um canal mais próprio da empresa, sem estar presa às normas e regras de uma plataforma é possível transmitir ideias e valores mais profundos e detalhados. O espaço é maior e há mais controle sobre o ambiente.

Newsletter: Nesse canal há uma inversão de ações pois ao invés de esperar a visita de um cliente, a empresa vai até ele conversar. É uma ótima forma de comunicação, mas é necessário que o conteúdo seja realmente relevante para que mereça a atenção do leitor. A frequência também tem que ser suficiente para manter o canal aberto, mas não excessiva de forma que cause aborrecimento ao leitor.

E como saber se estou no caminho certo?

As métricas disponibilizadas pelas redes sociais e provedores dos sites nos mostram como os clientes estão reagindo às nossas ações. Contudo, é importante saber que esses números não refletem necessariamente toda realidade da comunicação. Quantidades de curtidas, engajamentos e respostas devem ser analisadas com cautela. As vezes nosso melhor cliente é o que menos interage, mas estará sempre nos acompanhando, então use as métricas com cautela.

Por fim, é importante ressaltar que a comunicação deve ser o mais transparente quanto possível. Uma empresa pequena não pode se fingir de multinacional e uma empresa grande não pode fingir que trata todos os clientes com atendimento personalizado. Seja sempre honesta com seu público.

E aí, gostou? Deixe aqui seu comentário sobre suas impressões sobre esse tema.

Beijos e até a próxima.

One thought on “Marketing e Comunicação para empreendedores

  1. Muito bom o texto, parabéns. Acredito que seja bem isso mesmo. Muitas vezes também o cliente não esta na internet, pelo menos comigo foi assim durante muitos anos antes da pandemia, hoje em dia tenho recebido mais pedido de orçamentos fora da Internet também, mas acho que deve ser porque estou aprendendo ainda a colocar a marca nas redes..

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